Aulas da 1ª turma de CGMs são iniciadas

A população de Rio Grande da Serra passa a contar, a partir deste ano, com os serviços da Guarda Civil Municipal. A primeira turma de GCMs que atuará na cidade começou oficialmente nesta segunda-feira (27/5) o curso de ingresso na corporação, realizado pelo Centro Regional de Formação em Segurança Urbana (CRFSU), mantido pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC. A solenidade que marcou o início da formação ocorreu no Teatro Municipal Zulmira Jardim Teixeira, no centro do município.

Durante a cerimônia, o prefeito Gabriel Maranhão afirmou que a formação dos GCMs significa a concretização de um sonho do município. “Este é um dia muito importante, pois Rio Grande da Serra era a única cidade da nossa região que não tinha Guarda Civil Municipal”, ressaltou.

Maranhão também agradeceu ao Consórcio ABC, responsável pela realização do curso de ingresso por meio do CRFSU. “Quero manifestar toda minha gratidão ao presidente da entidade, o prefeito Paulo Serra, de Santo André, pois a formação será feita por intermédio do Consórcio Intermunicipal. Graças a esta parceria podemos oferecer aos nossos guardas civis o que há de melhor no Brasil em termos de curso de ingresso”, afirmou.

O presidente do Consórcio foi representado no evento pelo diretor jurídico da entidade regional, Eduardo Moura. Também integraram a mesa de abertura da cerimônia o comandante da GCM de Rio Grande da Serra, tenente Nascimento Alves das Neves Chmejil; o secretário municipal de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Fausto Sanches Fernandes; o vice-presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Ataíde dos Santos; o presidente da Câmara Municipal, Claudinho Monteiro; o comandante do 30º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Daniel Gonçalves do Carmo Júnior; e o diretor-geral do CRFSU, major Edson Lima de Oliveira.

A cerimônia também contou com a presença dos comandantes das GCMs de Mauá, Geovane da Silva Torres, e de Ribeirão Pires, Sandro Torres Amante, além de representantes das corporações dos municípios da região e de autoridades locais.

A primeira turma de guardas civis de Rio Grande da Serra é composta por 28 integrantes. O grupo também conta com uma CGM de Mauá, que participará das aulas.

O treinamento deve durar cerca de quatro meses, com aulas no CRFSU, localizado em São Bernardo do Campo. A grade curricular é composta por 35 disciplinas, incluindo Administração Pública, Sistema Brasileiro de Segurança Pública, Direito Penal, Direitos Humanos, Segurança Escolar, Mediação de Conflitos, Libras e Armamento. Os GCMs de Rio Grande da Serra também terão aulas de Tiro Defensivo na Preservação da Vida, também conhecido como Método Giraldi, e de direção de viaturas.

O diretor-geral do CRFSU ressaltou que é uma honra para o Consórcio ABC poder formar a primeira turma da Guarda Civil de Rio Grande da Serra. “Nossa missão é fazer com que vocês adotem todas as técnicas de defesa para poder exercer essa profissão com segurança, e nossa tarefa principal é que vocês voltem íntegros para o seio das suas famílias. É preciso primeiro se proteger para depois proteger a contento a sociedade”, afirmou o major Edson.

Deixe uma resposta

WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: