Com agendamento online, Atende Bem de SBC reduz tempo de espera para atendimento

O novo sistema de atendimento por agendamento eletrônico implementado nos postos do Atende Bem, em São Bernardo, possibilitou uma redução de 87% no tempo de espera para atendimento, na comparação entre 2017 e 2018.

Com a melhor organização do fluxo de usuários, o volume de atendimento no período foi incrementado em 27%, passando de 381.553 entre fevereiro e agosto de 2017, para 482.992 no mesmo período deste ano. As unidades passaram a atender apenas por agendamento prévio no final de janeiro deste ano.

Com a modernização do atendimento, a unidade Central, localizada dentro do Poupatempo, obteve o maior índice de redução no tempo de espera, passando de média de 42 minutos para apenas cinco.

O tempo de permanência no local – considerando espera e atendimento – caiu de 1h04 para 19 minutos. No posto do bairro Assunção, a redução do tempo de permanência foi 42 minutos para 14; no Alvarenga a espera foi reduzida de 25 minutos para 16; e no Riacho Grande a queda foi de 35 minutos para 17. Já no Rudge Ramos, onde foi inaugurado um novo posto de atendimento pela atual gestão, o tempo médio de espera é de 13 minutos. Na média geral, a redução foi de 87,52%

De acordo com o prefeito Orlando Morando, a mudança no modelo de atendimento cumpre mais uma meta de modernização e agilização administrativa estipulada no plano de governo da atual gestão, com objetivo de contribuir para melhor integração dos serviços públicos.

Além de poder agendar atendimento pela internet, os usuários também têm à disposição o número 156 do serviço de teleatendimento, que recebeu reforço de novos atendentes, registrando 4.223 agendamentos em agosto deste ano. Em 2017, a média de ligações atendidas foi de 500 por mês.

SBC na Palma da Mão – Ainda dentro do plano de modernizar o acesso aos serviços municipais, a Prefeitura lançou em agosto passado o aplicativo “SBC na Palma na Mão”, desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI).

Disponível na App Store e no Google Play, o app reúne serviços como emissão de certidões, geração de código de barras para pagamentos e parcelamento de débitos, emissão de segunda via do IPTU e alteração cadastral (endereço, telefone e e-mail), consulta de multas e emissão de segunda via, acompanhamento de cupons e dos ganhadores do Nota 1000, acesso ao jornal Notícias do Município, entre outros.

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