Com capacitação profissional, Prefeitura de São Bernardo fortalece política de emprego

Com a finalidade impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da cidade, a Prefeitura de São Bernardo tem investido em políticas públicas que impulsionem a geração de emprego e renda por meio da capacitação e qualificação profissional. Em sintonia com essas ações, esta gestão assinou, na manhã da última terça-feira (18), no restaurante-escola do Cenforpe, uma parceria com o Senai Almirante Tamandaré.

A solenidade contou com a presença do prefeito Orlando Morando, do diretor do Senai Almirante Tamandaré, Mercedes-Benz e Volkswagen, Claudemir Facco de Oliveira, do secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo (Sdect), Fernando Martini e autoridades ocorreu paralelamente com a formatura integrantes do Proaat (Programa Assistencial de Acesso ao Trabalho) no curso de doceiro, oferecido em conjunto com o Senac São Bernardo.

O acordo firmado com o Senai oferecerá cursos de montador de móveis e pintor predial para integrantes do Proaat, estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e jovens da Fundação Criança. Serão oferecidos 72 vagas (40 de pintor predial e 32 de montador de imóveis) e a qualificação ocorrerá nas EMEBs Madre Celina Polci (Baeta Neves) e Nair da Silva Prata (Planalto). As aulas iniciaram na tarde de hoje.

INVESTIMENTO EM QUALIFICAÇÃO – Em agosto de 2017, esta gestão assinou um acordo de cooperação – sem custos para o poder público – com o Senac São Bernardo. Desde setembro de 2017, são oferecidas qualificações na área de gastronomia no restaurante-escola do Cenforpe. Foram ofertados cursos de atendente de lanchonete, auxiliar de cozinha, copeiro, doceiro, pizzaiolo e salgadeiro para integrantes do Proaat, estudantes da EJA e jovens da Fundação Criança por meio do programa “Emprega São Bernardo”.  O objetivo é formar cerca de 400 profissionais até 2019.

A Prefeitura ampliou, em junho deste ano, o acordo com o Senac São Bernardo, oferecendo cerca de 1.700 vagas gratuitas em 25 modalidades para capacitação, formação e aperfeiçoamento profissional, aberto a toda a população. Entre os cursos oferecidos – e que estão em andamento – estão Auxiliar Administrativo, Logística Básica, Formação Básica em Chocolataria, Panetones e Confeitaria, Açougueiro, Manicure e Pedicure, entre outros, em diversos equipamentos da Prefeitura.

Também foi firmado, recentemente, uma parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS) , que ofereceu no decorrer de 2018 cursos de Padaria Artesanal e de Construção Civil. No total, foram capacitados 210 alunos, sendo 80 na área de construção civil e 130 em panificação. As aulas ocorreram na unidade da Fundação Criança, localizada no Parque São Bernardo.

WhatsApp chat