Escolas municipais de São Caetano celebram a inclusão no Dia Internacional da Síndrome de Down

Na quinta-feira (21/03), Dia Internacional da Síndrome de Down, as escolas da rede municipal de ensino de São Caetano do Sul desenvolveram uma série de ações visando a conscientização de alunos e professores sobre a importância e as diferentes maneiras de inclusão.  Vídeos e livros foram disponibilizados pela Secretaria de Educação para fundamentar e motivar essas atividades.

A EMEF Elvira Paolilo Braido, por exemplo, programou um encontro especial: os alunos dos primeiros anos receberam a visita de Bartô, de 4 anos, e Thor, de 6 meses, cães da raça Golden retriever que atuam como coterapeutas em uma técnica conhecida como Cinoterapia.

A diretora Marilene Duarte conta que a escola tem 10 alunos do Programa de Inclusão no Fundamental I. Incluídos em todas as atividades regulares da escola e assistidos em suas necessidades específicas por uma equipe de professores, assistentes e estagiários de Pedagogia, eles interagem com os demais colegas em uma troca que traz um rico aprendizado a todos.

E no mês que vem, a escola Elvira Braido já tem outra atividade programada: os alunos visitarão o Centro Paralímpico, na Rodovia dos Imigrantes, em São Paulo, onde conhecerão atletas que superam limitações e dão exemplos de cidadania.

Deixe uma resposta

WhatsApp chat