Espaço Verde Chico Mendes recebe VI Encontro Municipal de Bandas e Fanfarras de São Caetano

O Espaço Verde Chico Mendes (Avenida Fernando Simonsen, 566, Bairro Cerâmica) sediará, no dia 13 de julho (sábado), a partir das 14h, o VI Encontro Municipal de Bandas e Fanfarras de São Caetano do Sul. Serão 20 corporações musicais envolvidas, com aproximadamente 1.000 alunos participantes.
 
O evento tem como objetivo promover a cultura das bandas e fanfarras no município, estimulando o ensino da música e coreografia. Além disso, comemora o “Dia das Bandas e Fanfarras”, instituído na cidade por meio da Lei nº 4.506, de 13 de junho de 2007. Estima-se que o público atinja 5.000 pessoas.
Em 2018, o programa iniciou junto com o ano letivo, o que foi de extrema relevância cultural, uma vez que, desde fevereiro, os alunos da rede municipal de ensino participaram de aulas de música e dança, gratuitamente, em parceria entre as secretarias de Cultura e de Educação.
 
“O programa leva alegria e cultura para vários pontos da cidade, pois as fanfarras e bandas estão presentes em diversos eventos”, comenta o secretário de Cultura, João Manoel da Costa Neto.
 
Para a coordenadora do Programa Bandas e Fanfarras, Renata Rainatto, as apresentações são momentos únicos, onde os alunos podem demonstrar tudo aquilo que aprenderam durante os meses.  “É gratificante observar o empenho e dedicação dos alunos que levam as cores e o nome de sua escola com muito orgulho”, destaca Renata.
 
BANDA MARCIAL MUNICIPAL – BAMASCS
Em 2018, foi retomada a Banda Marcial Municipal (Bamascs), que tem como principal finalidade representar o município em solenidades oficiais, bem como participar de competições do meio específico de bandas e fanfarras e apresentações dentro e fora do município. A partir de 2019, a Bamascs passou a contar com dois novos polos, Polo Cerâmica e Polo Nova Gerty, além do Polo Centro, localizado na Estação Cultura.
Os alunos que se destacam nas corporações do programa são convidados a aprimorar seus conhecimentos e técnicas na Banda Marcial Municipal. Lá os alunos têm aulas com monitores específicos para cada instrumento e participam de aulas de teoria musical, aprendem a ler partituras e inúmeros outros conceitos como ritmo, dinâmica e afinação. Já na parte coreográfica, os integrantes aprendem princípios de composição coreográfica, desenvolvem a coordenação motora, executam diversas coreografias com ou sem o uso de acessórios.
A banda tem regência de André Ricardo de Sousa, coreografia de Renata Rainatto e coordenação administrativa de Felipe Aguiar.
 
O PROGRAMA BANDAS E FANFARRAS
O Programa Bandas e Fanfarras de São Caetano do Sul foi fundado em 2003. Todas as corporações contam com dois grupos distintos, mas que se completam. O corpo musical é responsável pela execução das peças musicais, divididos entre sopro e percussão, e o corpo coreográfico é o responsável por executar movimentos de dança, com marcha e acessórios como bastão, bandeiras, bambolês, pompons entre outros.
 
O programa atende não apenas os estudantes das escolas, mas, também, abrange ex-alunos e toda a comunidade local. Para participar não é necessário saber tocar nenhum tipo de instrumento ou saber dançar, pois são oferecidas aulas gratuitas nas escolas.
 
Em 2019, são 20 corporações participantes, divididas em 6 Bandas Marciais e 14 fanfarras, 23 instrutores e coreógrafos e mais de 1.000 alunos envolvidos.
 
Para mais informações sobre o Programa de Bandas e Fanfarras, basta ligar para a Secretaria de Cultura, no telefone 4232-1237.
 

Deixe uma resposta

WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: