Estádio Bruno Daniel recebe simulado de incidente com múltiplas vítimas no domingo

O Estádio Bruno Daniel será o cenário do próximo simulado de incidente com múltiplas vítimas em Santo André, organizado pela Coordenadoria Municipal de Urgência e Emergência. No próximo domingo (2), os órgãos e instituições envolvidos no atendimento de eventos com múltiplas vítimas participarão do treinamento das 9h às 11h. Para a realização do simulado, será interditada uma faixa da avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, na lateral do estádio.

A cena desta edição será um tumulto, seguido de uma explosão, durante um show no local. Haverá um total de 47 vítimas, classificadas por meio do método START: seis com ferimentos graves (cor vermelha), seis com ferimentos moderados (cor amarela), 30 com ferimentos mínimos (cor verde) e cinco vítimas com ferimentos críticos que indicam morte iminente (cor cinza). O simulado é um exercício prático que imita uma situação real, cuja finalidade é a de avaliar a eficiência dos planos de emergência, bem como treinar as equipes de resposta.

A Prefeitura participará com equipes da Guarda Civil Municipal, do Departamento de Engenharia de Tráfego, da Defesa Civil, da Secretaria de Saúde e de Cidadania e  Assistência Social, além da Vigilância Sanitária, Transporte Sanitário Integrado, Centro Hospitalar Dr. Newton da Costa Brandão, Hospital da Mulher e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Instituições administradas pelo Estado também participarão, sendo elas a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto Médico Legal e Hospital Mário Covas.

Entre os equipamentos privados que participam do simulado estão os hospitais Santa Helena, Brasil, Christóvão da Gama, as faculdades Anhanguera, Medicina ABC e as instituições de ensino ETIP, Instituto Polígono e Colégio São Mateus. As equipes do SAMU São Bernardo do Campo e Mauá também darão apoio à ação, bem como a administração do Estádio Bruno Daniel. No total serão mais de 100 profissionais envolvidos no evento.

Redação

WhatsApp chat