Exames de mamografias são entregues a 600 mulheres em Mauá

Cerca de 600 mulheres de Mauá foram atendidas na Carreta da Mamografia, que passou pela terceira vez na cidade. Esta conquista da administração Um Novo Tempo beneficia milhares de mulheres ao ano, tendo em vista que os exames são realizados a cada semestre. Nesta semana, a Prefeitura de Mauá entregou todos os resultados dos exames, e as mulheres diagnosticadas com alguma alteração foram encaminhadas para acompanhamento médico.

Foram mais de dez dias de atendimento clínico, avaliando e ensinando às mulheres a se autoexaminarem. A importância desta atitude tem atenção especial do prefeito Atila Jacomussi, que entende a dor de quem perde alguém para o câncer de mama.

Os exames preventivos e gratuitos foram realizados na Praça XXII de Novembro, região central de Mauá, entre os dias 27 de fevereiro e 16 de março. As entregas de diagnósticos foram entre 18 e 21 de março, agilizando todo o processo de diagnóstico.

A dona de casa Estefila Dafi, de 31 anos, foi uma das poucas mulheres que realizaram o exame com menos de 50 anos de idade, isso porque ela possui histórico familiar: “Duas tias minhas faleceram por causa do câncer de mama, então o médico disse que eu tenho que fazer o exame a cada seis meses. Graças a Deus o resultado foi negativo novamente”, comemorou.

E para encerrar o Mês da Mulher, a Prefeitura de Mauá estará mobilizada também entre os dias 25 e 29 de março, entre 9h e 16h, para coleta de papanicolau em todas as 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde). O papanicolau é fundamental para descobrir se a mulher é portadora de células malignas e ajuda a ter um diagnóstico precoce de câncer, assim tendo maior chance de cura.

Deixe uma resposta

WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: