Fiscalização do Semasa interrompe remoção ilegal de árvores e terra em área de proteção ambiental

Vistoria de rotina do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) flagrou uma movimentação de terra na rua Aperema, no Recreio da Borda do Campo, bairro que é Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais. Com uma máquina retroescavadeira e um caminhão, o responsável pelo crime ambiental removeu duas árvores e ainda descartou parte da terra retirada do lote na Unidade de Conservação Parque do Pedroso.

A ação culminou em seis infrações aplicadas pelo Semasa, sendo uma Advertência Ambiental e cinco Autos de Infrações Ambientais, totalizando uma multa de R$ 9.671,94. O responsável também terá de realizar a limpeza do local, bem como providenciar compensação ambiental por meio de assinatura de um Termo de Compensação Ambiental, que deverá ser solicitado junto ao Semasa.

Após o flagrante, que ocorreu no dia 12 de março, os responsáveis foram conduzidos pela GCM (Guarda Civil Municipal) à Delegacia de Investigação de Crimes de Meio Ambiente, onde foi lavrado o boletim de ocorrência para registrar o crime ambiental, de acordo com a Lei Federal 9605/1998.

A máquina retroescavadeira e o caminhão chegaram a ser apreendidos, mas foram liberados para serem encaminhados ao Instituto de Criminalística, que fará um laudo pericial.

Deixe uma resposta

WhatsApp chat