Força-tarefa do Saúde Fila Zero beneficia 2,5 mil pessoas com consultas de endocrinologia e otorrinolaringologia

A Prefeitura de Santo André está realizando mais uma força-tarefa noturna do programa Saúde Fila Zero, desta vez com o objetivo de zerar a fila de espera por consultas na área de endocrinologia infantil e otorrinolaringologia adulto e infantil. Os atendimentos, que foram previamente agendados, ocorrem no Centro Hospitalar Municipal Dr. Newton da Costa Brandão (CHM), das 17h às 22h.

Para não gerar uma nova fila de espera e garantir que os pacientes realizem todo o processo até a alta médica, a força-tarefa foi dividida em etapas. Após o primeiro atendimento, se necessário, os pacientes serão encaminhados para realizar exames de diagnóstico e retorno médico. Os casos que necessitem de acompanhamento posterior serão direcionados à rede de atenção especializada.

No atendimento com endocrinologia infantil, inicialmente os pacientes passam por uma triagem onde são realizadas medições de pressão, peso, altura e dextro (exame que mede a glicose presente no sangue).

Já no atendimento com o otorrinolaringologista alguns procedimentos como lavagem de ouvido, cauterização e otoscopia são realizados dentro do consultório, durante a primeira consulta, em pacientes que apresentam essa necessidade.

Essa é a terceira força-tarefa realizada em abril. Neste mês, foram realizados atendimentos também em gastroenterologia, pediatria, ginecologia e clínico geral. Novas iniciativas serão realizadas até o final do mês para zerar a fila de outras especialidades.

Histórico – O Programa Saúde Fila Zero foi lançado em 2017 com objetivo de zerar a fila de espera por consultas, exames e melhorar o fluxo de atendimento das demandas na área da Saúde. Em 2018, foram realizados mais de 400 mil procedimentos entre ultrassom, coleta de sangue, parasitológico e urina, consultas com dermatologista, neurologista adulto e pediátrico, endocrinologista e oftalmologista.

Deixe uma resposta

WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: