Ford Maverick vai voltar ao Brasil, mas como SUV

A Ford anunciou nos Estados Unidos que passaria a investir apenas em SUVs e picapes. Por aqui, a palavra de ordem da marca americana é quase a mesma, mas o foco também inclui aventureiros – crossovers menores e derivados diretamente de carros de passeio. A marca cogitava trazer o Territory e Escape, com ênfase no cogitava, porém a fase de namoro terminou e os SUVs serão trazidos.

Além deles, a Ford vai trazer um SUV na mesma faixa de preço do mais caro Escape, o Maverick. Ele chega depois que o Territory e Escape e tem espírito totalmente diferente, tanto em estilo quanto em vocação. A F-150 também tem chances de voltar. Nenhum deles tem confirmação oficial e a assessoria da Ford diz apenas que “não comenta especulações”.

Maverick: o retorno

A novidade é que a Ford planeja trazer um SUV no mesmo subsegmento do Escape, mas com estilo mais abrutalhado de veículo voltado ao offroad, enquanto o primo de plataforma (e de preço) é mais vocacionado para o asfalto. O Maverick será um utilitário com outra proposta: a de ser também um carro de imagem e de detonar no offroad. Se o Escape  vai enfrentar as versões civis mais caras do Compass, ele vai encarar o Trailhawk. O objetivo declarado é de iniciar uma guerra offroad e a Jeep é o principal alvo.

Conhecido internamente como projeto CX430, o Maverick é derivado da plataforma C global do novo Focus, mas seu estilo é inspirado no Bronco, que tem carroceria sobre chassi de longarinas. Por isso, os protótipos do Bronco estão sendo flagrados como mulas da F-150.

Não é por acaso que o Maverick foi apelidado como Baby Bronco. O lance é parecer como um utilitário raiz, mas ser crossover na construção. Por ora, ele foi apresentado apenas em uma reunião com acionistas. O site que descobriu as imagens foi o Off-Road.com – o endereço virtual onde eles encontraram as fotos foi retirado do ar. Não demorou para elas serem reproduzidas por outros veículos de imprensa.

A própria Ford começou a falar oficialmente sobre o pequeno Bronco em 2018 e divulgou um release que citam o Maverick, mas ainda como o “utilitário pequeno a ser nomeado”, e uma imagem de divulgação bem rebuscada e escurecida (foto acima).

Os faróis são de LEDs e têm um circulo circundando eles, um toque que ajuda a modernizar uma inspiração retrô. As luzes serão recuadas em relação aos para-lamas. Ambos são elementos também presentes no Jeep, embora tenham sido inspirados no Bronco original de

Nas listas de projetos da marca, tanto o Escape/Kuga (CX482) quanto o Maverick (CX430) são vistos ao lado do Focus (C519). E também do Lincoln Corsair, SUV da marca de luxo. Todos utilizam a mesma plataforma.

A construção do Maverick será em Cuautitlan, no México, e ele é tratado como ano-modelo 2021, o que confirma o lançamento para 2020.

De qualquer forma, o projeto começou bem antes. A integração entre Dearborn (sede da marca) e a planta mexicana (nos arredores da capital Cidade do México) começou a ser intensificada no ano passado, no entanto o Maverick começou a ser tocado bem antes disso. Sem pagar imposto de importação, o Ford vai chegar na mesma faixa do Escape.

Por sua vez, o Bronco também teria chances como um jipão com capacidade offroad à moda antiga. Mas ele seria vendido por preços muito além da faixa planejada para o Maverick e invadiria a seara do Jeep Wrangler e do futuro Land Rover Defender (previsto para chegar em 2020 ao Brasil). Há também um outro utilitário maior em projeto.

Deixe uma resposta

WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: