Governo do Estado sinaliza implantar demanda antiga e importante para Mobilidade Urbana do Grande ABC

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) confirmou que está em estudo o retorno da estação da Luz, na capital, no trajeto dos trens da linha 10-Turquesa, que parte de Rio Grande da Serra e hoje vai até o Brás, passando por Ribeirão Pires, Mauá, Santo André e São Caetano do Sul.

A medida é uma demanda antiga do Consórcio Intermunicipal Grande ABC na tentativa de otimizar o transporte público na região. A Linha 10-Turquesa ligava o ABC à Luz até agosto de 2011, quando o Governo do Estado inaugurou novas estações da Linha 4-Amarela do Metrô. A partir de então, a CPTM interditou o trecho Brás-Luz do trem, sob a justificativa de que o ramal seria reformado, e, em alguns meses, entregue novamente à população. A retirada da estação Luz do trajeto, no entanto, tornou-se definitiva em dezembro do mesmo ano.

Desde a mudança, a estação Brás é a parada final para os passageiros vindos do ABC, que passaram a precisar realizar novas baldeações para chegarem à Luz. Em fevereiro de 2012, o Consórcio realizou uma audiência pública com representantes da CPTM para solicitar a volta do ponto final da Linha 10-Turquesa na estação da Luz. A entidade promoveu a iniciativa atendendo a demandas de usuários que se sentiram prejudicados com a mudança.

Na audiência, a companhia estadual justificou ao Consórcio e à população da região que a mudança tinha como objetivo proporcionar mais conforto aos passageiros na Luz, que contava com um fluxo diário de 500 mil pessoas na época e teve seu movimento aumentado com a inauguração da Linha 4.

Em 2013, o então secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, informou ao Consórcio que a Linha 10 poderia voltar a operar até a Luz quando fosse inaugurado Expresso ABC. Tal serviço passou a operar em novembro de 2016, de segunda a sexta-feira, nos horários considerados de pico, entre as estações Prefeito Celso Daniel-Santo André e Tamanduateí, com parada única na estação São Caetano. A retomada, no entanto, não foi efetivada desde então.

Deixe uma resposta

WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: