Hospital da Mulher insere certificado de paternidade responsável em curso de gestante

O Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein”, em Santo André, passará a disponibilizar no curso de gestante a entrega do certificado de paternidade responsável. A ação visa proporcionar que os pais possam ampliar a licença-paternidade de 5 para 20 dias.

A ampliação do período de licença-paternidade está prevista na Lei n° 13.257, sancionada em 8 de março de 2016, no Dia Internacional da Mulher. Essa legislação modificou uma lei de 2008 que já havia ampliado o tempo de licença-maternidade de 4 para 6 meses.

A licença-paternidade ampliada é válida para as cerca de 19 mil empresas do país participantes do Programa Empresa Cidadã. O funcionário deve solicitar o benefício em até dois dias úteis após o parto, mas deve comprovar participação em programa ou atividade de orientação sobre paternidade responsável.

O curso de gestante do Hospital da Mulher acontece bimestralmente e oferece aos pais e mães dicas para cuidar do bebê, salientando a importância da presença e o apoio do pai como acompanhante no momento do pré-parto, parto e pós-parto, além do incentivo e apoio emocional.

O certificado de paternidade responsável elaborado pelo Hospital da Mulher visa comprovar que o funcionário participou do curso de gestante e das atividades realizadas durante o programa. O próximo curso será no dia 29 de março e já contará com a implantação do certificado.

 

Deixe uma resposta

WhatsApp chat