João Doria revela segredo de Jovialidade

Em recente entrevista concedida pelo Governador de São Paulo, João Doria, ao renomado apresentador de TV, Amaury Junior, o político foi categórico ao citar os benefícios que o acompanhamento médico que realiza há mais de 20 anos com o médico ortomolecular, Dr. Eduardo Gomes de Azevedo, é um dos segredos que lhe trás jovialidade e boa forma.

Durante uma partida de futebol, o governador foi questionado pelo apresentador sobre sua forma física para a prática do esporte. Doria respondeu assertivamente sobre o tratamento que ele e sua esposa, Bia Doria, realizam há anos com o “Dr. Eduardo Gomes de Azevedo”, à base de vitaminas, minerais e complementos naturais.

Para quem não sabe, a medicina ortomolecular é utilizada como forma de restabelecer o equilíbrio químico do organismo, e vem sendo uma grande aliada na prevenção de doenças.

Tal prática tem como finalidade repor minerais, vitaminas, corrigir e eliminar os radicais livres que causam envelhecimento das células no organismo.

É possível reequilibrar uma pessoa com estresse antes que ele evolua para uma hipertensão arterial, da mesma forma que é possível tratar obesidade antes que ela ocasione diabetes.

A prática não cura nenhuma doença, mas pode ajudar a melhorar a qualidade de vida, com o combate do desequilíbrio de radicais livres, desintoxicação de metais pesados, com reposição de antioxidantes, como as vitaminas, sais minerais e aminoácidos.

Diferença entre a ortomolecular e a medicina convencional?

A medicina convencional visa ao tratamento das doenças, já na medicina da saúde – ortomolecular previne estas mesmas doenças. O foco de atuação é no equilíbrio metabólico, que antecede a doença. A medicina convencional usa substâncias químicas – medicamentos, que podem produzir efeitos colaterais. Já no tratamento ortomolecular são utilizados nutrientes, minerais, vitaminas e aminoácidos – que já fazem parte do nosso corpo, que necessitam de ser otimizados para ajudar a restabelecer a saúde.

Como a medicina ortomolecular atua no organismo humano?

Ela é fundamentada em quatro pilares: na bioquímica molecular; celular; na fisiologia humana; e na fisiopatologia humana. Apesar desses fundamentos serem os pilares básicos de qualquer especialidade médica, na medicina ortomolecular são estudados de forma diferente, pois ela avalia tanto os sintomas químicos quanto os subclínicos através da individualidade de cada paciente.

Qual a importância dos radicais livres para o corpo humano?

Radicais livres são moléculas instáveis e que apresentam um elétron que tende a se associar de maneira rápida a outras moléculas de carga positiva com as quais pode reagir ou oxidar. Os radicais livres são produzidos pelas células durante o processo de queima do oxigênio, utilizado para converter os nutrientes dos alimentos absorvidos em energia. Eles podem danificar células sadias do nosso corpo, entretanto, nosso organismo possui enzimas protetoras que reparam 99% dos danos causados pela oxidação.

Importância das vitaminas e sais minerais para o corpo humano

As vitaminas e sais minerais são substâncias indispensáveis para o metabolismo humano, e estão muito ligadas à produção de energia, hormônios e estruturas celulares.

Medicina Ortomolecular e a perda de peso

Perder peso não é tarefa fácil. Como todo bom tratamento é lento e passa por uma boa reeducação alimentar. Porém, com ajuste correto dos nutrientes e a mudança na alimentação o metabolismo pode auxiliar na melhora do funcionamento do intestino, que facilita a eliminação de toxinas e queima de gordura. Uma dieta alimentar mais saldável ajuda a neutralizar os radicais livres, e como consequência retardar o envelhecimento degenerativo, que e a causa de muitas doenças.

Benefícios estéticos do tratamento ortomolecular

Quando se fala em beleza as opções são infinitas. O ramo da estética sempre está ofertando novidades e procedimentos alternativos com a promessa de bons resultados. Entre essas descobertas está o tratamento ortomolecular, que vem ganhando cada vez mais espaço na indústria da beleza.

As dietas ortomoleculares promovem uma alimentação baseada em alimentos naturais e ricos em vitaminas, para uma restauração química do corpo. Existem também diferentes tipos de tratamentos ortomoleculares com finalidade estética que diminuem medidas e aceleram o metabolismo.

Primeiramente é realizada uma avaliação para entender que tipo de nutrientes são necessários para o seu organismo entrar em equilíbrio. Uma varredura completa para entender o que seu corpo precisa. O tratamento ortomolecular, para fins estéticos, descarta o uso de produtos como cremes, tônicos e loções, optando por aqueles produzidos com ingredientes naturais chamados oligoelementos. Eles são vitaminas do complexo b, vitamina c, colágeno, cálcio, cobre, magnésio, zinco, entre outros. todos trazem benefícios quando absorvidos pelo nosso corpo.

Esses produtos são grandes aliados em sessões de drenagem linfática, que é uma técnica muito potente de eliminação de toxinas. Juntos, eles diminuem os radicais livres e fazem com que a gordura seja eliminada, junto com toxinas prejudiciais ao bom funcionamento do corpo.

Quando acompanhado de uma boa alimentação e exercícios físicos regulares, o tratamento ortomolecular tem resultados que vão além da estética, trazendo uma melhora na qualidade de vida, no envelhecimento e na prevenção de doenças.

Como combater os radicais livres?  

Além disso, fatores externos também contribuem para o aumento dos níveis de radicais livres no nosso organismo, como a poluição, os raios ultravioletas, o consumo de álcool, cigarro e frituras. O estresse também é um fator importante na produção de radicais livres.

De modo geral, sempre existem radicais livres em nosso organismo, mas quando estão presentes em grande quantidade, eles nos prejudicam, contribuindo para o surgimento de vários problemas de saúde, como enfraquecimento do sistema imunológico e envelhecimento precoce.

Tratamento com medicina ortomolecular

O tratamento é indicado para pacientes de qualquer faixa etária, porém analisando cada paciente de forma especial. Para cada um, existe uma maneira diferente de montar o plano de tratamento.

Para que a medicina ortomolecular funcione de fato, é preciso manter uma dieta rica em triptofanos (leite, iogurte desnatado, queijo branco, soja, peixes, lentilha, feijão e banana), magnésio (queijo, maçã, cereais integrais, nozes, amêndoas e amendoim), ferro (fígado, ervilhas, feijão, carne vermelha, batata, espinafre, pão integral, brócolis, ovos, queijo, leite e vegetais folhosos), folato (fígado, espinafre, repolho, alface, laranja, brócolis, banana e ovos), vitaminas do complexo b (b1: fígado, carne de porco, gérmen de trigo, gema de ovos, peixes e farinhas integrais; b2: fígado, língua de boi, espinafre, berinjela, óleo de peixe e arroz integral; b6: fígado, peixe, amendoim e couve-flor; b12: fígado, ostra, leite, queijo e carne de frango) e a vitamina c (limão, laranja, abacaxi, acerola, goiaba, alface, pimentas, pimentão, tomate, agrião e espinafre).

Benefícios da medicina ortomolecular

A medicina ortomolecular tem inúmeros benefícios para os pacientes que decidem levar a vida com base nesse tipo de terapia. Algumas doenças que podem ser tratadas e evitadas são: ansiedade; depressão; infertilidade; candidíase; artrite; pressão alta; asma; problemas no sistema digestório, entre outras.

Vários tipos de exames podem ser feitos, mas o mais indicado é o mineralograma – pelo cabelo. Ele fornece informações mais precisas sobre a situação interna do seu organismo, é um exame extremamente preciso. No exame serão listados os suplementos recomendados, portanto quais alimentos devem ser mais ou menos ingeridos.

Este tipo de exame também indica se o paciente tem metabolismo rápido ou lento e quais minerais atuarão como estimulantes ou aceleradores do metabolismo, e quais o tornarão ainda mais lento.

Vaja alguns livros pulicados pelo medico e escritor Dr. Eduardo Gomes de Azevedo 

Tudo Novo em Seu Corpo – Vol. I

Tudo Novo em Seu Corpo – Vol II

Dieta do Dna – O Futuro Já Chegou

Deixe uma resposta

WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: