Orlando Morando vistoria obras do Centro de Operações Integradas


O projeto de integração das forças policiais de São Bernardo registrou mais um importante avanço, nesta terça-feira (13/8), com a consolidação das obras do 1° Centro de Operações Integradas de Segurança do Estado. Em vistoria feita na futura sede do COI, o prefeito Orlando Morando anunciou a entrega do equipamento para a segunda quinzena de setembro. A visita ao espaço foi acompanhada de perto pelo comandante da Polícia Militar do Grande ABC, coronel Renato Nery, do delegado seccional de São Bernardo, Ronaldo Tossunian, e dos secretários municipais Carlos Alberto (Segurança Urbana) e Luciano Eber (Obras e Planejamento Estratégico).

Localizado no Centro da cidade, em prédio de 1.900 m² localizado na Avenida Redenção, o COI de São Bernardo abrigará as operações do Batalhão Especial da Polícia Militar (Baep), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), da Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente (Dicma), da Delegacia do Idoso, da Polícia Civil, além da Guarda Civil Municipal e da Defesa Civil. Ao todo, o local abrigará cerca de 400 agentes de Segurança.


“Seremos a primeira cidade do Estado a adotar este modelo de integração das forças policiais, num único só espaço. O COI permitirá mais eficiência e agilidade nas ações de combate a criminalidade. Com o Centro de Operações será possível alinhar o planejamento de diversas ações integradas entre as corporações. Estamos formando neste espaço o Quarteirão da Segurança e da Cidadania. Por uma questão clara, já que temos no entorno o Poupatempo, o Bom Prato e o Centro de Referência do Idoso”, destacou o prefeito Orlando Morando.

MONITORAMENTO – Nas dependências do COI, agentes da Polícia Militar e Civil poderão ter acesso em tempo real às 400 câmeras de monitoramento espalhadas por São Bernardo, além das 273 câmeras com a tecnologia do Detecta. O espaço, que recebeu investimento de R$ 2 milhões da iniciativa privada para sua reforma, contará ainda com acomodações e refeitório para atender cerca de 270 agentes do Baep, primeira tropa com padrão ‘Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar)’ de policiamento no Grande ABC. Desde abril, o batalhão já realizou a prisão de 130 pessoas e apreensão de 70 kg de drogas ilícitas na região.

“Posso dizer que com a inauguração do COI teremos um novo estímulo de nossos agentes com a integração de todas as corporações, permitindo assim, mais eficiência nas ações de segurança de São Bernardo e toda a região”, declarou o comandante da PM (Polícia Militar) no Grande ABC, coronel Renato Nery.

INVESTIGAÇÃO – Para o delegado seccional de São Bernardo, Ronaldo Tossunian, a instalação de três delegacias no Centro de Operações Integradas promete ainda aperfeiçoar o trabalho investigativo da Polícia Civil. “O COI vem somar o trabalho que já tem sido desenvolvido em São Bernardo com sucesso. Com isso, a tendência é que todas as corporações alcancem melhores resultados”.

INTEGRAÇÃO – Localizada no Centro de São Bernardo, o Centro Integrado de Monitoramento (CIM) também prestará suporte para agentes alocados no COI. “Nossos profissionais da GCM abrigados no CIM trabalharão de maneira conjunta com os agentes da Polícia Civil e Militar”, pontuou o secretário de Segurança Urbana, coronel Carlos Alberto.

Deixe uma resposta

WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: