Poupatempo oferece cadastramento biométrico para eleitores

Os eleitores que precisam realizar o cadastramento biométrico e solicitar a primeira ou segunda via do Título de Eleitor podem procurar o Poupatempo para regularizar a sua situação.  De janeiro a julho deste ano, o Poupatempo realizou 241 mil atendimentos e emitiu a primeira via de 111,2 mil documentos eleitorais.

Atualmente o serviço está disponível em 14 postos em todo o Estado que contam com o atendimento do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP): Itaquera, Lapa, Santo Amaro e Sé, na capital paulista; Carapicuíba, Diadema, Guarulhos, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André e São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo; e Franca e Sorocaba, no interior.

Além dos postos fixos, outras unidades do Poupatempo participam de ações especiais em municípios onde o cadastramento será obrigatório ainda este ano. No Estado de São Paulo a biometria precisa ser feita em 479 municípios, e o prazo final varia de acordo com cada cidade.

“É importante que os eleitores façam o quanto antes a coleta biométrica eleitoral para que possam exercer o direito ao voto”, afirma Ernesto Mascellani Neto, Superintendente da Prodesp. Segundo ele, o processo é rápido e pode ser feito mediante agendamento prévio no Poupatempo e Cartórios Eleitorais do Estado.

Em Barretos, durante campanha recente, foram realizados 717 atendimentos no Poupatempo instalado no município. O mesmo aconteceu em Lins e Presidente Prudente, que juntas atenderam 950 pessoas.

Na cidade de Araraquara, o serviço começou a ser oferecido no posto de atendimento em junho e segue até a próxima sexta-feira, dia 31 de agosto. Já para os moradores de Mogi Guaçu, o atendimento está disponível desde 12 de agosto e se estenderá até 05 de setembro.

Vale ressaltar que, nos 14 postos Poupatempo que já oferecem o serviço, o cidadão pode realizar o agendamento pelos canais oficiais do programa e comparecer na data e horário marcados, com um documento de identificação oficial com foto, comprovante de residência e o Título de Eleitor (caso o tenha). Já para ser atendido nos cartórios eleitorais dos postos com ações especiais é preciso agendar horário pelo site do TRE-SP (www.tre-sp.jus.br).

Como agendar

O Poupatempo atende com hora marcada, para garantir conforto a todos os cidadãos. Para marcar gratuitamente dia e horário para ser atendido, o cidadão pode buscar um dos seguintes canais de atendimento:

Portal na internet: www.poupatempo.sp.gov.br;

Poupinha, o assistente virtual do Poupatempo: o Poupinha está disponível no portal do Poupatempo (no canto inferior direito da tela);

Aplicativo no celular: SP Serviços;

Totens de autoatendimento: Permitem realizar e solicitar serviços sem passar pelo atendimento presencial. Entre as opções estão a emissão de Atestado de Antecedentes Criminais, Certidão de CNH, pesquisa de débitos e restrições de veículos, segundas vias de RG ou CNH e agendamento de horário, entre outros. Os totens estão em shoppings, supermercados, estações do Metrô e da CPTM (endereços em www.poupatempo.sp.gov.br);

Atendimento eletrônico: Agendamento e informações sobre serviços agendados, 24 horas por dia, sete dias por semana:

De telefone fixo: (11) 4135-9700 – Capital e Grande São Paulo / 0300 847 1998 – demais municípios do estado de SP,

De celular: (11) 4135-9700 – todos os municípios do estado de SP.

Deixe uma resposta

WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: