Prefeito Orlando Morando inaugura nova sede do Centro de Assistência Social do bairro D.E.R

Mais de 3.000 mil famílias residentes em bairros da região central do município serão beneficiadas com novo equipamento
Em mais uma ação de fortalecimento da rede assistencial do município, o prefeito Orlando Morando inaugurou, nesta sexta-feira (9/8), a nova sede da 5ª unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de São Bernardo. Localizado no bairro D.E.R, o equipamento passa agora a funcionar, em prédio próprio da Prefeitura, com infraestrutura completa e acessível para o atendimento de mais de 3.000 mil famílias em vulnerabilidade social e residentes em bairros da região do município.
 
Antes instalado no prédio da Secretaria de Assistência Social (na Avenida Redenção), o CRAS ofertará seus serviços em imóvel localizado na Rua Antônia Benedita do Nascimento que, nos últimos 6 anos, esteve ocioso após uma creche parceira da Prefeitura encerrar suas atividades no local. O prédio passou nos últimos meses por ampla reforma, no valor de R$ 300 mil, para melhorias da sua estrutura. A antiga sede do CRAS, por sua vez, dará espaço para a futura sede do COI (Centro de Operações Integradas) de São Bernardo.
 
“Com a abertura desta nova sede do CRAS 5 vamos devolver um patrimônio do bairro D.E.R que ficou anos abandonado, com estrutura toda danificada. Uma ação importante da nossa Administração que permitirá que famílias em vulnerabilidade passem a ocupar este espaço para atendimento em diversos serviços que integram o Sistema Único de Assistência Social”, afirmou o prefeito Orlando Morando.
 
A nova sede do CRAS no D.E.R é mais um equipamento entregue pela Administração municipal dentro do calendário de aniversário de 466 anos de São Bernardo. A cerimônia contou com a participação de moradores do bairro e de autoridades, dentre elas, o vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, do secretário de Assistência Social, Carlos Romero, e vereadores da base aliada.
 
Apenas no bairro D.E.R, cerca de 500 famílias passarão a ser atendidas na nova unidade. “São pessoas que são acolhidas por toda nossa equipe para atendimento nas mais variadas áreas, como Saúde, Renda e Trabalho, dentre tantas outras”, pontuou o secretário de Assistência Social, Carlos Romero, ao frisar que o CRAS 5 também atenderá demanda de moradores  dos bairros Baeta Neves, Centro, Pauliceia, Rudge Ramos, Taboão e Anchieta.
 
TRANSFORMAÇÃO – Atualmente desempregada, a dona de casa Dayane Xavier dos Santos, 30 anos, é uma das moradoras referenciadas no novo Cras. Mãe dos pequeno Murilo, 6, e Mirela, 10, ela comemorou a abertura do novo espaço. “Cheguei há três anos em São Bernardo e desde então o CRAS tem sido uma referência para toda minha família para solucionar questões assistenciais. Com esse novo espaço, todo reformado e moderno, tenho certeza que o atendimento ficará ainda melhor”, afirmou.
 
REDE ASSISTENCIAL – Atualmente, mais de 37 mil famílias em vulnerabilidade social são atendidas em nos cinco CRAS de São Bernardo. O serviço é responsável por executar  programas e projetos sociais desenvolvidos pelos Governos Federal, Estadual e Municipal.
 
Na prática, o serviço tem como objetivo  prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social por meio do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários além da ampliação e garantia do acesso aos direitos de cidadania.
 
Para isso, o CRAS promove a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial com uma atuação intersetorial a fim de fortalecer a proteção social. Assim, possibilita o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social, tornando-se referência para a população local e para os serviços setoriais.

Deixe uma resposta

WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: