Prefeitura de Santo André inicia Operação Volta às Aulas

A Prefeitura de Santo André deu início nesta segunda-feira (28) à Operação Volta às Aulas, que vai monitorar, orientar e fiscalizar motoristas de carros particulares, condutores de vans escolares e pedestres quanto à segurança e o respeito às leis de trânsito em vários pontos da cidade. Serão realizadas abordagens para orientação e instalação de faixas informativas nas proximidades das instituições de ensino da cidade. As aulas na rede municipal de ensino terão início no dia 6 de fevereiro, mas há escolas particulares que já retomaram as atividades.
 
As imediações de algumas escolas serão monitoradas por agentes do Departamento de Engenharia de Tráfego (DET), por estarem localizadas em pontos estratégicos e de grande fluxo de veículos, para evitar que se formem gargalos no tráfego nos horários críticos de entrada e saída dos alunos. Nestes locais serão afixadas faixas e agentes, presentes em períodos determinados de entrada e saída de alunos.
De acordo com balanço realizado pelo DET, a parada em fila dupla continua sendo a principal infração cometida pelos motoristas nesta época do ano. Além desta, registra-se ainda o estacionamento em local proibido e ao lado de veículo que já estava em fila dupla, em cruzamento de vias sobre a faixa destinada a pedestres e na mudança de semáforo, além de realizar retorno em local proibido e o estacionamento em desacordo com o Código Brasileiro de Trânsito (CTB).
 
Desta forma, o DET recomenda que os motoristas não parem ou estacionem em fila dupla e sobre a faixa de pedestres, respeitem as vagas de idosos e pessoas com deficiência e também às destinadas aos transportadores de escolares, fiquem atentos às placas de sinalização e obedeçam os limites de velocidade. Vale reforçar ainda que, crianças menores de 10 anos deverão permanecer sempre no banco de trás e menores de sete anos devem ser transportadas em cadeirinhas ou assento de elevação, conforme legislação vigente.
A Operação Volta às Aulas faz parte da rotina do DET e, a cada ano, constata-se a melhoria do trânsito nas áreas próximas às escolas, o que demonstra a eficiência das ações preventivas e regulares. A ação será intensificada por um período de 15 dias se estendendo regularmente ao longo do ano letivo. Em paralelo, também faz parte da Operação Volta às Aulas, ações de manutenção e melhoria na sinalização horizontal e vertical, acompanhamento e reprogramação dos planos semafóricos e implantação de focos semafóricos de pedestres.

Deixe uma resposta

WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: