Prefeitura de São Bernardo inclui consultas farmacêuticas na rede de Atenção Básica

Em mais uma ação para aprimorar os serviços de Saúde no município, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, anunciou um novo programa destinado à rede de Atenção Básica: a inclusão de consultas com farmacêuticos de forma integrada, contínua e segura ao tratamento indicado para cada paciente em todas as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O serviço de clínica farmacêutica teve como ponto de partida um projeto-piloto realizado na UBS União, por três meses. Durante o período de análise, cerca de 550 pacientes foram atendidos, com serviços de orientação e consumo consciente, o que resultou na diminuição de 25% no consumo de medicamentos como antibióticos e anti-inflamatórios.

Além de educar o paciente sobre a forma correta de utilizar o medicamento, o novo serviço também visa aproximar os usuários das unidades de saúde, tornando o tratamento mais eficaz.

HUMANIZAÇÃO – Em um consultório instalado dentro do estoque de medicamentos, o farmacêutico Daniel de Carvalho Bazoli, atende cuidadosamente aos pacientes. O profissional faz busca ativa na unidade e questiona as pessoas sobre possíveis dúvidas. As consultas também podem ser solicitadas pela equipe multiprofissional. Mas, se existir necessidade, ele também busca os usuários na saída dos consultórios médicos.

ACEITAÇÃO – A dona de casa, Eva Aparecida Alves, 47 anos, e moradora do Jardim Laura há 10 anos, foi uma das primeiras pacientes a aderir a consulta com o farmacêutico. Ela alega que atentes do serviço, ela tomava vários tipos de medicamentos, sem controle. Hoje, ela tem uma melhor noção do que pode tomar.

Deixe uma resposta

WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: