Prefeitura utiliza grafite para dar vida a cidade

Muros coloridos por grafites estão presentes no caminho de moradores de São Bernardo desde sempre. No entanto, um novo olhar vem sendo dado a esta forma irreverente e colorida de expressão em espaços públicos da cidade. Em iniciativa inédita promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Juventude, foi iniciada a transformação de escadarias do município em verdadeiras obras de arte, dando vida a paredes e degraus antes cinzas.

Promovida por alunos da oficina de grafite da Divisão de Ações Ligadas à Juventude (Dajuv), a ação teve início no último sábado (25/05). A escadaria que dá acesso a Avenida Senador Vergueiro, no trecho ao lado do Viaduto José de Fernando Medina Braga, no Centro da cidade, foi a primeira a receber a intervenção.

Na oportunidade, 12 jovens artistas emprestaram sua criatividade para tornar mais colorida a rotina de quem passa pelo local.

O espaço ganhou a pintura de um painel de flores. Além do grafite, os 44 degraus da escadaria – divididos em quatro lances – ganharam novas cores.

“A ideia foi apresentada e a Administração incentiva ações criativas e bem executadas. Ficou muito bom e todos estão parabéns”, comentou o prefeito Orlando Morando. 

“A proposta do projeto é dar vida a essas áreas. O morador que passar ali com certeza terá essa sensação de zeladoria e cuidado com os espaços públicos. E o grafite nos permite essa conservação”, destacou o secretário de Cultura e Juventude, Adalberto Guazzelli.

Moradores que passaram pelo local após a intervenção aprovaram o novo visual da escadaria. “Achei maravilho e bem colorido. O espaço ficou mais leve”, disse a técnica de enfermagem Andrielle Alves, 26 anos, moradora do bairro Alves Dias.

Para o copeiro Samuel de Moraes, 28, que mora na Vila São Pedro, a intervenção trouxe ainda aspecto de segurança para o local. “Dá uma nova visão para o ambiente. A escadaria está mais conservada. Além disso, é uma oportunidade dos jovens mostrarem sua arte”, pontua.

Após boa aceitação de moradores com a medida, a Prefeitura planeja a partir dos próximos meses expandir a intervenção para demais escadarias e próprios públicos da cidade. “Além de dar mais vida para a cidade, o projeto serve ainda como uma aula prática para os alunos do curso de grafite”, pondera Guazzelli.

Para democratizar o acesso à cultura e a capacitação artística nas mais diversas áreas, a Prefeitura de São Bernardo deu início neste mês a mais uma etapa das oficinas culturais oferecidas por meio da Secretaria de Cultura e Juventude.

Na Dajuv (Avenida Redenção, 271 – Centro), cinco cursos receberam nesta semana novos alunos para as oficinas de Circo Aéreo, Lira e Trapézio, Ballet Infantil, Crochê Cultural e Cenografia.

Para participar das próximas turmas, é necessário apresentar RG e preencher a ficha de inscrição no local. Informações podem ser obtidas pelo e-mail cultura.formacao@saobernardo.sp.gov.br. As vagas são limitadas.

Um comentário em “Prefeitura utiliza grafite para dar vida a cidade

Deixe uma resposta

WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: