Sabesp e SBC iniciam obras de renovação de 171,6 km de tubulações de água

Ao lado do secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, e do diretor-presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, deu inicio neste sábado (15/02) à primeira etapa das obras de renovação estrutural de redes de abastecimento de água que atendem regiões estratégicas da cidade. A intervenção está recebendo investimento total de R$ 110 milhões, com objetivo de melhorar a qualidade da água que chega às residências e comércios, além de reduzir perdas.
Ao todo, serão renovados 171,6 km de tubulações de água, o equivalente à distância entre São Paulo e Santo Antônio do Pinhal (SP), trazendo uma economia de 1,4 bilhão de litros de água a cada ano, após a conclusão do programa. Na fase inicial do projeto serão substituídos 87,7 quilômetros de redes, beneficiando cerca de 180 mil moradores dos bairros Taboão, Vila Mussolini, Vila Marchi e Nova Petrópolis, consideradas regiões com maior índice de perdas.
O projeto também prevê a instalação de nove Válvulas Redutoras de Pressão (VRP), sendo que 90% das obras serão executadas por meio do método não destrutivo, ou seja, sem a necessidade de abertura de valas nas ruas. A primeira etapa tem previsão de conclusão em 18 meses.
Redução de desperdícios
A segunda etapa do projeto prevê a renovação de 83,9 km de redes, atendendo os bairros Pauliceia, Cacilda e Nova Petrópolis/Centro. Esta fase deve ser iniciada no segundo semestre de 2019. “A Sabesp e a Prefeitura estão trabalhando em conjunto para aumentar a segurança hídrica. Nos anos de 2014 e 2015 passamos por uma situação muito difícil e estamos trabalhando para que isso não volte a acontecer”, pontuou Benedito Braga.  

Deixe uma resposta

WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: