Sabina realiza atividades especiais no Mês das Crianças

Com a chegada do mês em que se celebra o Dia das Crianças, a Sabina Escola Parque do Conhecimento, espaço voltado para o ensino da ciência e das artes de forma interativa e divertida, preparou diversas atividades especiais, entre oficinas, exibição de filmes no Planetário, teatro infantil e outras atrações.
 
No dia 12 de outubro, o Planetário recebe o Festival de Sessões Infantis, com exibições de filmes de hora em hora, das 10h às 16h. Entre os títulos estão “Kaloucka’ Hina: o recife encantado”, que trará uma imersão no mundo subaquático e “O Aniversário do Pingo”, com audiodescrição, que conta a história de uma criança que ganha um presente especial do seu avô astrônomo no aniversário. Além dos títulos “Espiando o Céu”, “O Segredo do Foguete de Papelão”, “MAXX” e “O Céu da Bandeira do Brasil”, finalizando com “O Sol o Astro Rei”. O valor de cada sessão é R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).
 
Diversas oficinas serão realizadas durante o mês de outubro, inclusive no Dia das Crianças.  Xilogravura é uma delas, em que os participantes aprenderão a fazer o princípio do carimbo, utilizando materiais simples e do nosso cotidiano. A atividade está disponível nos dias 12 (sexta-feira), às 14h; 14 (domingo), às 10h; 21 (domingo), às 14h; e 28 (domingo), às 10h.
 
Intitulada Origami, a oficina que traz técnica de dobradura, exercitando o equilíbrio, motricidade e paciência, também será ministrada no dia 12 (sexta-feira), às 10h, além dos dias 14 (domingo), às 14h; 20 (sábado), às 10h e 27 (sábado), às 14h.
 
Utilizando princípios básicos da matemática e da física para deformar e arrumar uma imagem, a oficina Anamorfose será realizada nos dias 6 (sábado), às 10h; 13 (sábado), às 14h; 21 (domingo), às 10h e no dia 28 (domingo), às 14h.
 
Já nos dias 6 (sábado), às 14h; 13 (sábado), às 10h; 20 (sábado), às 14h, e 27 (sábado), às 10h, ocorre a oficina Cinema Palito. Nesta atividade, os alunos aprenderão a utilizar uma técnica que foi o princípio do cinema, também chamado de taumatrópio.
 
Outras atividades – O Teatro Infantil, aos sábados, domingos e feriados, na Tenda Sensorial da Sabina, também integra a programação de outubro. Com o tema Conscientização Socioambiental, às 10h30, haverá a apresentação da peça “Salvando uma Gotinha” e às 14h30, será apresentada a peça “Super-limpos contra o Monstro do Lixo”.
 
No dia 4, às 12h, no Auditório da Sabina, ocorre a palestra “SOS Mata Atlântica: o bioma da Mata Atlântica e estratégias de proteção”, com Diego Igawa Martinez. O evento, que é gratuito, receberá inscrições dos interessados pelo e-mailsabina@santoandre.sp.gov.br até 3 de outubro.
 
Sabina no shopping – De 5 a 15 de outubro, a Sabina estará no Atrium Shopping. No espaço, haverá uma pequena exposição e atividades de educação ambiental voltadas à conservação e preservação da vida marinha. A assustadora arcada de um tubarão lixa, um ferrão de raia, a réplica de uma tartaruga verde junto a um costão rochoso, um baiacu de espinhos, um filhote de tartaruga cabeçuda e o Monstro do Lixo, um boneco construído com lixo retirado do mar, são apenas algumas das atrações expostas na área reservada à Sabina. Além disso, a criançada pode se divertir com o jogo do “Salva-vidas” onde as crianças são desafiadas a responder perguntas relacionadas ao consumo, preservação, meio ambiente e reciclagem e também a separar os diversos tipos de lixo.
 
Haverá ainda a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de 16 a 19 de outubro. Quem visitar o espaço da Sabina no Shopping Grand Plaza irá conferir uma amostra do universo de ciência interativa e divertida que a Escola Parque do Conhecimento possui, além de despertar o interesse e curiosidade das pessoas com relação ao tema.
 
Dentre os experimentos estão a Câmara Escura, que explica o funcionamento das antigas máquinas fotográficas; a energia eólica, que trata do funcionamento de um gerador de energia eólica, bem como ocorre a transformação de energia mecânica em elétrica; o gerador de Van de Graaff, um experimento utilizado para explicar como podemos obter energia elétrica por atrito e os efeitos deste tipo de carga elétrica; e a bicicleta geradora, trazendo a reflexão de onde é possível transformar a energia mecânica em elétrica somente com o seu pedalar.
 
Na Sabina, a Educação no Trânsito será tema de várias atividades e jogos lúdicos aos finais de semana a partir do dia 20. Ainda no dia 20, às 15h, haverá apresentação da orquestra do projeto Locomotiva, na Sala da Terra. Já no dia 21, a apresentação é por conta do Grupo Musical de São Bernardo do Campo, além de oficina com o artista plástico ambiental Alexandre Huber. O profissional, que realizará ainda pintura de painel no dia 28, é santista, nascido em 1975, e vem dedicando sua arte a favor da conscientização ambiental.
 
Planetário – A programação de atividades não para. A Semana Mundial do Espaço (World Space Week) tem seu reforço nos dias 6 e 7, além das atividades normais para as escolas durante a semana e ao público aos finais de semana. De 15 a 21 será a vez da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que trará como tema principal a “Ciência para a redução da desigualdade”. Os interessados devem se inscrever antecipadamente.
 
No dia 20, sábado, haverá observação noturna e Observe the Moon Night (InOMN), aula noturna GTTP, das 19h às 21h. Assim como no sábado, também no dia 21, o Laboratório Astronômico estará aberto ao público, com exceção dos horários em que forem exibidos os filmes do Festival de Sessões Infantis.
 
O dia 19 de outubro será destinado para palestras – os interessados devem se inscrever previamente enviando nome e RG para o e-mail sabina@santoandre.sp.gov.br. Às 13h, o encontro sobre O Fenômeno da Diversão Produtiva é com Teteus Bionic, que tem 11 anos e é embaixador mirim da IBM e co-fundador do projeto CyberEduca. Já às 15h30, a palestra é com Marília Rios, abordando as possibilidades e desafios no ensino de astronomia pela língua brasileira de sinais e uma breve história da LIBRAS: Como o planetário contribui para inclusão da pessoa com surdez.
Redação
WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: