Saiba como limpar os bancos do seu carro

Sujou o banco do seu carro e não sabe o como limpar? O N7 consultou especialistas que ensinaram a melhor maneira de deixar seus bancos como novo.

Tecido

Fazer a limpeza completa do banco de tecido é mais trabalhosa e também demanda um aspirador de pó próprio e água (cujo valor gira em torno de R$ 250).

A primeira etapa da limpeza consiste em aspirar todo o estofado. Depois, borrife uma solução de sabão neutro misturado com água nos assentos e encostos e esfregue suavemente com uma escova macia. “É importante que ela seja macia, como as usadas para lustrar sapato”, diz o orientador da Rgolden. “Caso contrário, haverá a formação de bolinhas no tecido”.

É importante que não se borrife muito líquido, pois a solução não deve penetrar na espuma do banco, ela deve ficar apenas na cobertura superficial. O terceiro passo é a remoção do líquido com o aspirador de água.

Para finalizar, deixe o veículo ligado com o ar quente acionado e os vidros fechados por aproximadamente 20 minutos.

Couro

Comece fazendo a higienização com sabão neutro e uma esponja macia. “Para não danificar o couro, use apenas produtos com pH neutro e, se usar uma esponja de cozinha, jamais use o lado verde, apenas a parte amarela, que é macia”, recomenda Renato Gouvêa, diretor de treinamento da Rgolden, que ministra cursos de Higienização Automotiva. A seguir, seque completamente o banco usando pano macio, de microfibra ou flanela.

A cada seis meses, é preciso fazer a hidratação do couro, para evitar rachaduras e fissuras. Não use hidratante corporal, apenas produtos específicos para bancos de automóvel.

Na aplicação do hidratante, espalhe delicadamente o produto por toda a superfície e, se detectar excessos, remova com um pano seco. Espere cinco minutos para o produto penetrar no couro antes de utilizar o veículo.

2 comentários em “Saiba como limpar os bancos do seu carro

Deixe uma resposta

WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: