Santa Casa de Mauá entrega parte das obras de ampliação de suas instalações

SANTA CASA DE MAUÁ ENTREGA PARTE DAS OBRAS DE AMPLIAÇÃO DE SUAS INSTALAÇÕES
Para marcar seus 53 anos de fundação, a Santa Casa de Mauá inaugurou nesta tarde (26 de junho), o novo pronto-socorro e ala de internação com 10 leitos. Com a entrega dessas obras, a capacidade de atendimento será ampliada e 35 novos empregos serão gerados, sendo 20 diretos e 15 indiretos.
De acordo com o superintendente Harry Horst Walendy Filho, a grande novidade do pronto-socorro é a informatização dos serviços, que tornará o atendimento muito ágil e humanizado.
Com o novo sistema, o processo interno, desde a entrada do paciente, consulta até os exames e medicação, passa a ser totalmente interligado. Estamos prevendo um aumento de 40% na capacidade de atendimento do pronto-socorro, passando dos atuais 22 mil mensais para 32 mil e a triplicação de nossa capacidade de internação”, comemora o superintendente.
Outro fator positivo está relacionado à sustentabilidade, já que a informatização reduzirá em 30% o consumo de papel e outras 10 mil folhas de filme radiográfico deixarão de ser utilizadas e descartadas no meio ambiente.
A fachada da Santa Casa de Mauá passou por ampla reestilização e, além do design moderno e contemporâneo, traz um grande benefício aos pacientes, já que possui janelas blindadas a fim de reduzir a entrada de ruídos externos para o ambiente interno. A iluminação natural também prevalece sobre o projeto arquitetônico.
O próximo passo da Santa Casa de Mauá será a construção de 20 novos leitos de UTI adulto, 10 para UTI pediátrica, outros 5 coronarianas, novo hospital de retaguarda com até 80 leitos e padronização de suas atuais instalações físicas. A instituição médica ainda estuda a implantação de uma escola de enfermagem para capacitação profissional.
A Santa Casa de Mauá está localizada na Avenida Dom José Gaspar, 1374 – Vila Assis – Mauá – fone (11) 2198-8300.
Perfil: Atualmente, a Santa Casa de Mauá é um dos poucos hospitais da região do Grande ABC que possui UTI neonatal e seus índices de contaminação estão abaixo da média brasileira. No ano passado, inaugurou o serviço de Hemodinâmica, permitindo a realização de cirurgias cardíacas como colocação de marca-passo, revascularização e cateterismo, entre outras. A entidade também realiza exames de ressonância magnética.
Há 2 anos, a Santa Casa de Mauá foi premiada como destaque entre todas as Santas Casas do Estado de São Paulo durante o 2º ConSINDHOSFIL (Congresso Estadual do Sindicato das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo), voltado para os profissionais da área de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas das Santas Casas e hospitais filantrópicos, realizado em Águas de Lindóia. “A indicação partiu da Comissão Científica do Congresso que analisou as instituições que mais têm trabalhado com seriedade, respeito, qualidade e humanização do atendimento aos seus pacientes”, destaca Harry Horst Walendy Filho.
Outro diferencial da Santa Casa de Mauá é a sua capela, de grande beleza e riqueza histórica e cultural, tombada há dois anos.
O local abriga raros afrescos do pintor Emeric Marcier, artista plástico romeno, refugiado no Brasil durante a Segunda Guerra Mundial. São 23 afrescos, alguns pintados a óleo e outros em têmpera. Os painéis ocupam todas as paredes e o teto da capela, cujo trabalho levou dois anos para ser concluído. Ele começou a pintar a capela em 1943 e no conjunto de afrescos, o artista representou passagens bíblicas, entre elas, a ascensão de Jesus Cristo, a Torre de Babel, os sacrifícios ao bezerro de ouro e a divisão do Mar Vermelho. Marcier dizia que a capela não tinha arquitetura, mas o complexo da Santa Casa é um dos poucos exemplares com influência da arquitetura gótica na cidade de Mauá.

Deixe uma resposta

WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: