Santo André ganha reforço de cinco novas ambulâncias

Dando sequência ao processo de renovação da frota de veículos da saúde, a Prefeitura de Santo André recebeu nesta quinta-feira (9) cinco novas ambulâncias de suporte básico do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Cada unidade custou R$ 172 mil e conta com itens de segurança de série como freio ABS e airbag, além de GPS, rede de oxigênio fixa e portátil, maca retrátil, duas pranchas e sistema elétrico para, se necessário, receber equipamentos de suporte avançado.

Os novos equipamentos proporcionarão atendimento pré-hospitalar, oferecendo às vítimas os recursos necessários com a maior brevidade possível. Com essa entrega, o município chega à marca de 50% da renovação da frota total do Samu. Ainda neste primeiro semestre serão entregues mais quatro ambulâncias, completando então a renovação total da frota.

Além das cinco ambulâncias do Samu, a Secretaria de Saúde também entregou nesta quinta-feira três novos carros modelo Chery QQ  para o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). Também foram entregues um veículo gol de apoio ao Samu e um veículo de intervenção rápida modelo Chevrolet Spin, que já eram utilizados pela Prefeitura, mas foram totalmente revitalizados.

O Veículo de Intervenção Rápida é um carro utilizado para chegar mais rápido nas emergências graves, de acordo com a regulação médica, e possui todos os equipamentos de uma UTI Móvel. Sua tripulação é composta por condutor de veículo de emergência, médico e enfermeiro. Esse veículo não transporta pacientes, pois a sua missão é levar a equipe médica o mais rápido possível aos pacientes mais críticos. Com a equipe médica já atendendo, qualquer ambulância do Samu que chegar ao local se transforma em uma Unidade de Suporte Avançado.

A renovação da frota da saúde de Santo André foi iniciada em novembro de 2018 com a entrega de duas ambulâncias de suporte avançado do Samu e duas motolâncias. Nos meses de fevereiro e março deste ano houve a entrega de cinco novas ambulâncias e sete veículos utilizados para transportar pacientes em tratamentos e exames específicos dentro e fora do município. Desde 2013 a frota de veículos do Samu não era renovada em Santo André.

Samu – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) tem como objetivo prestar um rápido atendimento às vítimas em situação de urgência ou emergência, reduzindo o sofrimento, riscos de sequelas ou morte. Por meio do número 192, a Central de Regulação Médica recebe em média 8 mil ligações por mês. Muitas das chamadas recebidas são solucionadas de forma remota, pois as equipes possuem capacitação técnica e são altamente qualificadas e preparadas para prestar o primeiro atendimento em qualquer situação.

Um comentário em “Santo André ganha reforço de cinco novas ambulâncias

  • 9 de maio de 2019 em 21:46
    Permalink

    Ainda bem que surgiu um prefeito para dar um jeito na saude de sto andre. Pt numca mais

    Resposta

Deixe uma resposta

WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: