Santo André prossegue renovação da frota do SAMU

Dando continuidade a renovação da frota de veículos, a Prefeitura de Santo André realizou nesta sexta-feira (7), a entrega oficial de quatro novas ambulâncias de suporte básico do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Os veículos, que foram doados pelo Ministério da Saúde no final do mês de maio, proporcionarão atendimento pré-hospitalar, oferecendo às vítimas os recursos necessários com maior brevidade possível.

Cada unidade custou aproximadamente R$ 172 mil e conta com itens de segurança de série como freio ABS e airbag, além de GPS, rede de oxigênio fixa e portátil, maca retrátil, duas pranchas e sistema elétrico para, se necessário, receber equipamentos de suporte avançado. “Temos uma gestão que cuida e se preocupa com a saúde. É possível fazer algo diferente, com modernização, com a troca do sistema de medicamentos, com a informatização, então há, sem dúvida nenhuma hoje na cidade, um processo de transformação para melhor. A saúde é um grande desafio sim, estamos trabalhado bastante e a entrega dessas ambulâncias é mais um ponto importante para Santo André”, comentou o prefeito Paulo Serra.

“Nossa frota, de uma forma geral, estava sucateada, mas a diferença entre todas as frotas é que a frota da saúde salva vidas, então certamente começaríamos por aqui. Um veículo equipado como esse, que proporciona um atendimento mais rápido, segundos de atendimento pode ser a diferença entre a vida e a morte ou a morte, no caso da saúde. A falta de ambulância pode matar e foi isso que encontramos quando assumimos a cidade. Hoje, Santo André passa ter uma frota exemplo para o estado de São Paulo e para o Brasil, e um serviço do Samu de altíssima qualidade que a gente tem que se orgulhar muito”, completou o prefeito.

A frota de veículos do Samu não era renovada desde 2012. “Visitamos a sede do Samu e as principais queixas eram das ambulâncias sucateadas, falta de uniforme e falta de equipamento em condições aceitáveis para que se pudesse salvar as vidas. Estamos com 11 novas ambulâncias, padronizadas, o que facilita muito o processo de manutenção tanto preventiva, quanto corretiva, então não teremos mais problemas ao socorrer as pessoas de Santo André”, explicou o secretário de saúde, Márcio Chaves.

A renovação da frota da saúde de Santo André foi iniciada em novembro de 2018 com a entrega de duas ambulâncias de suporte avançado do SAMU e duas motolâncias. Nos meses de fevereiro e março deste ano houve a entrega de cinco novas ambulâncias e sete veículos utilizados para transportar pacientes em tratamentos e exames específicos dentro e fora do município. No início de maio foram entregues três novos carros modelo Chery QQ para o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), cinco ambulâncias de suporte básico do SAMU, um veículo gol de apoio ao SAMU e um veículo de intervenção rápida modelo Spin.

O Veículo de Intervenção Rápida é um carro utilizado para chegar mais rápido nas emergências graves, de acordo com a regulação médica, e possui todos os equipamentos de uma UTI Móvel. Sua tripulação é composta por condutor de veículo de emergência, médico e enfermeiro. Esse veículo não transporta pacientes, pois a sua missão é levar a equipe médica o mais rápido possível aos pacientes mais críticos. Com a equipe médica já atendendo, qualquer ambulância do SAMU que chegar ao local se transforma em uma Unidade de Suporte Avançado.

“Em breve teremos novas viaturas que serão revitalizadas para transporte de pacientes com obesidade mórbida e uma outra ambulância para atendimento em incidente com múltiplas vítimas, isso com recurso próprio e com ambulâncias que estaremos recuperando da frota antiga”, comemorou o coordenador geral do SAMU, Eduardo Fernando de Souza.

Um comentário em “Santo André prossegue renovação da frota do SAMU

Deixe uma resposta

WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: