Santo André ultrapassa meta do Índice de Educação Básica

Demonstrando a atenção especial à Educação, Santo André bateu a meta do Ideb (Índice de Educação Básica) estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) para o ano de 2017 e ficou acima da média nacional. A cidade ficou com índice de 6,4 no ano passado, sendo que a meta estabelecida para a cidade é de 6,3. A média nacional do Ideb foi de 5,8. Em 2015, data do último levantamento, Santo André havia ficado com 6,2.

O índice, calculado a cada dois anos e divulgado no início desta semana, é muito aguardado não só pelos profissionais da Educação, mas por toda a sociedade, por indicar como anda a qualidade do ensino nas escolas do País, seja nas salas de Ensino Fundamental ou Médio.

O bom momento se deve muito aos programas implementados na gestão. Parcerias com universidades, como a realizada com a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e a UFABC (Universidade Federal do ABC), para aplicação do projeto Alfatec, que utiliza a tecnologia, por meio de um software para auxiliar a alfabetização dos alunos com ritmo diferenciado de aprendizado.

Outro programa é o MindLAb (mente inovadora) que ajuda os estudantes, por meio de jogos de raciocínio, a desenvolverem o controle das emoções. Outras ações importantes passam pela distribuição de uniforme e merenda de qualidade, que atuam sobre a auto-estima e estimulam a vontade de ir à escola.

A rede municipal de ensino de Santo André atende atualmente 17.150 alunos no Ensino Fundamental I – referente ao período entre o 1º e o 5º -, matriculados em 51 Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental). Para a definição do índice, o MEC analisou as médias de desempenho de 3,6 mil alunos das escolas municipais.

Maior evolução – A Emeief Ayrton Senna da Sílva, no Jardim Cecília Maria, está entre as três escolas que apresentaram maior avanço no índice em um período de dez anos. A unidade passou de 1,5 em 2007, para 6,1 em 2017. A escola atende cerca de 140 alunos no Ensino Fundamental, além de 80 na Educação Infantil. Segundo a diretora, Ana Luiza Lorenzine, o resultado apontado no Ideb é fruto de muito trabalho de toda a equipe.

WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: