São Bernardo promove a 3ª edição do Congresso Brasileiro de Turismo Industrial

Com objetivo de fomentar o setor no município, a cidade recebe empresários da Indústria e do Turismo, a partir de amanhã, no Senac São Bernardo

 
Uma das principais frentes da atual gestão de São Bernardo está centrada em políticas de incentivo ao Trabalho e para novos negócios e, entre as iniciativas empreendidas nos últimos anos, está o estímulo ao Turismo na cidade e, com especial atenção, o Turismo Industrial. Sob liderança do prefeito Orlando Morando, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Industrial, esse nicho já tem apresentado resultados positivos no município, inclusive com a realização do Congresso Brasileiro de Turismo Industrial que, neste mês, chega à 3ª edição atraindo mais de 20 companhias em torno dos principais desafios desse tipo de Turismo, além de proporcionar o compartilhamento de experiências. Gratuito e com vagas limitadas, o evento ocorrerá entre amanhã (15/08) e o próximo dia 17 de agosto, a partir das 7h30, nas instalações do Senac São Bernardo (Av. Senador Vergueiro, 400 – Centro).
 
Desta vez, a programação do evento destaca palestras, mesas-redondas, exposições, salas temáticas, além de visitas monitoradas aos participantes, por empresas como Masipack, Mercedez-Benz, Braskem, Toyota, Scania, entre outras. Ao longo dos três dias de evento, os participantes poderão, ainda, acompanhar diversas interações sobre políticas públicas, inovação tecnológica, estruturação de destinos e financiamento, entre os tópicos que permeiam o desenvolvimento desse setor na região. Explanação de cases e uma imersão maior sobre os pontos de interesse turístico de São Bernardo fecham esse ciclo de atrações dessa edição.
 
“São Bernardo é a terceira cidade mais populosa no estado de São Paulo e uma das principais referências ao setor industrial do país, fatores que já reforçam nosso enorme potencial de crescimento, também, no Turismo. Além de nos projetar nacionalmente e valorizar as atividades das empresas em nossa cidade, é importante realçarmos que isso contribui para gerar mais oportunidades de trabalho à toda região”, cita o prefeito Orlando Morando.
 
A 3ª edição do Congresso Brasileiro de Turismo Industrial conta também com a parceria do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), da Associação dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo (Amitesp), além de patrocínios da Accor Hotels e da Caixa Econômica Federal.
 
Confira a programação:
 
15 de agosto (5ª feira)
 
7:30 – Recepção e credenciamento dos participantes
8:30 – Abertura
9:00 – Palestra Magna Alfa: O Turismo Industrial em Portugal – o caso de São João da Madeira, com  Alexandra Alves, coordenadora do Programa de Turismo Industrial de São João da Madeira, em Portugal.
10:00 – Homenagem às empresas participantes do Programa de Turismo Industrial de São Bernardo do Campo e Assinatura de Novas Parcerias
10:45 – Abertura oficial do evento
11:20 – Mesa-redonda: Políticas Públicas e Inovações em Segmentos Turísticos
Apresentação da Secretaria de Estado de Turismo e participação de Daniela Cássia de Brito, prefeita de Monteiro Lobato e presidente da AMITESP; Bruno Omori, presidente da ABIH-SP e Mário Carlos Beni, representante do Conselho Estadual de Turismo e do Ministério do Turismo.
12:00 – Almoço
13:00 – Mostra Científica com trabalhos direcionados ao turismo industrial, hospitalidade e lazer
13:30 – Palestra Magna Bravo
14h30 – Painel A: Apresentação de Cases de Turismo Industrial e Programas de Portas Abertas
– Case Chocolates Garoto, de Vila Velha (ES), com Rosemary Santos, coordenadora de Marketing e do Programa de Visitas
– Case Toyota do Brasil, de São Bernardo do Campo, Sorocaba e Indaiatuba (SP), com Saori Yano, gerente de sustentabilidade
– Case Unipar, de Cubatão e Santo André (SP) e Bahía Blanca (Argentina)
– Case Convenção, de Caieiras (SP)
15:45 – Informativo e votação Top Destinos Turísticos 2018/2019, com representantes da ADVB/Skall (SP)
15:50 – Coffee-break / Mostra científica / Agendamento de visitas monitoradas de Turismo Industrial (Masipack, Omnisys, Mercedes-Benz, Wheaton, Braskem, Toyota e Scania)
16:45 – Painel B: Apresentação de cases de Turismo Industrial e Programas de Portas Abertas
– Case Nestlé, de Caçapava (SP), com Rosemary Santos, coordenadora de Marketing e do Programa de Visitas
– Case Mercedes-Benz do Brasil (SP)
– Case Wickbold, de Hortolândia (SP)
 
16 de agosto (6ª feira)
 
7:30 – Recepção
8:30 – Saída do Senac São Bernardo do Campo com destino às empresas: Masipack, Mercedes-Benz do Brasil, Wheaton Brasil Vidros, Braskem, Toyota e Scania
9:00 – Saída do Senac São Bernardo do Campo com destino à Empresa Omnisys
9:00 às 11:45 – Visitas Monitoradas de Turismo Industrial na Masipack, Mercedes-Benz do Brasil, Wheaton Brasil Vidros, Braskem, Toyota e Scania
9:30 às 11h45 – Visita Monitorada de Turismo Industrial na Omnisys
12:00 – Almoço
13:30 às 14:30 – Mesa-redonda: Experiências das Empresas com o Turismo Industrial
Participantes: Rosemary Santos, coordenadora de marketing e do Programa de Visitas da Nestlé (Caçapava-SP) e Chocolates Garoto; Viviane Mansi, diretora para América Latina e Caribe de Comunicação e Sustentabilidade da Toyota do Brasil; Fabiana Nunes, coordenadora de comunicação corporativa da Basf. Mediação: Sylvia Tabarin Vieira, consultora de comunicação e de responsabilidade social.
15:45 às 16:45 – Salas Temáticas:
Alfa – O Potencial Turístico de São Bernardo e do Grande ABC
Apresentação: Senac São Bernardo do Campo
Bravo – Segmentação dos Mercados Turísticos
Apresentação: professores Alexandre Panosso Netto e Mário Carlos Beni
Charlie – Visitas monitoradas: bastidores e como Bem Receber
Apresentação: Julio Abreu, gerente de Experience Scania
Delta – Turismo Industrial como Alternativa para Promoção, Conhecimento, Valorização Cultural e da Economia
Apresentação: GT Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP), com professores Marcelo Vilela de Almeida, Ana Luisa Howard de Castilho, Ewerton Henrique de Moraes e Manoela Rossinetti Rufinoni.
Eco – Estruturação dos Destinos Turísticos Brasileiros: Políticas Públicas de Turismo – Regionalização e Linhas de Financiamento para o Turismo
Apresentação: Ana Carla Fernandes Moura, coordenadora geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo (Ministério do Turismo)
Fox – Apresentação do case da Viarco – Fábrica Portuguesa de Lápis (Portugal)
Apresentação: Alexandra Alves, coordenadora do Programa de Turismo Industrial de São João da Madeira (Portugal)
17:15 às 18:15 – Painel: Experiências de Municípios com o Turismo Industrial e com Inovação Tecnológica
Apresentação: São Bernardo do Campo, Campinas, Santo André, Ponta Grossa
Mediação: professor Alexandre Panosso Netto
18:20 – Considerações finais
18:30 – Coquetel de encerramento e certificação
 
17/08/2019 (Sábado)
 
7:30 – Recepção
8:00 – Saída do Senac com destino à Unipar Cubatão e Parque Ecológico Imigrantes
9:00 às 11:45 – Visita Monitorada de Turismo Industrial na Unipar Carbocloro, em Cubatão
9:00 às 11:30 – Visita ao Parque Ecológico Imigrantes em São Bernardo do Campo
12:00 – Chegada ao Senac São Bernardo

Deixe uma resposta

WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: